Check-up médico: O que é e de quanto em quanto tempo deve ser feito
  • 19 outubro, 2018

Check-up médico: O que é e de quanto em quanto tempo deve ser feito

O check-up médico nada mais é que a realização periódica de diversos exames clínicos com a intenção de avaliar o estado de saúde ou diagnosticar qualquer doença que ainda não tenha manifestado sintomas.

A frequência do check-up varia de pessoa para pessoa, pois deve ser levado em consideração o estado de saúde do paciente, seu histórico de doenças e doenças familiares, idade, sexo, doenças crônicas e outros fatores. Mas no geral, o intervalo entre os exames costuma ser na seguinte forma:

Adulto saudável: a cada 2 anos

Pessoas com doenças crônicas (com hipertensão, diabetes ou câncer): a cada 6 meses

Pessoas com fatores de risco para alguma doença (obesos, fumantes, sedentários ou com colesterol acima do normal): 1 vez por ano.

Quando começar o check-up médico

É comum que deixemos os cuidados com a saúde sempre em segundo plano, principalmente com a correria que é o dia a dia e só procurar um especialista quando sentimos que algo já não está bem. Mas é preciso lembrar que algumas vezes aquela dorzinha de cabeça, um desconforto estomacal ou pequenas pontadas no peito já podem ser indícios de que o corpo não está muito bem.

Bons hábitos com a saúde e exames periódicos podem aumentar a possibilidade de cura de muitas doenças, pois se forem diagnosticadas precocemente, o tratamento se torna bem mais eficaz. Estudos já revelam que o câncer de colo de útero ou de mama, por exemplo, quando diagnosticados precocemente, a chance de cura pode ultrapassar dos 90%.

Alguns dos principais exames que devem ser feitos

Hemograma: Avalia a quantidade e forma de eementos do sangue, como hemácias, eucócitos e plaquetas.

Triglicérides: Mede os níveis de triglicérides (triglicerídeos), forma química pela qual a gordura orgânica (lipídios) é armazenada no organismo.

Colesterol total e frações:  Mede o HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos na corrente sanguínea.

Glicemia de jejum: Com o organismo em jejum, mostra a taxa de glicose no sangue.

Curva glicêmica: Feito principalmente para o diagnóstico do diabetes.

Mamografia: Exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama, deve ser feito por mulheres acima dos 40 anos.

Exame de próstata: Feito para diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Deve ser realizado homens acima dos 40 anos.

Além dos exames citados acima, outros podem ser solicitados pelo médico de acordo com o estado de saúde do paciente.

Tenha Hábitos saudáveis, seu corpo agradece

Praticar esportes ou qualquer atividade física regularmente é um fator importante para se obter uma boa qualidade de vida, além disso, manter uma boa alimentação e descanso adequado irá potencializar muito a qualidade do seu organismo, lhe proporcionando, além de saúde para o corpo, melhora no humor, no raciocínio e na atenção.

 

Veja Também